Conheça os tipos de osteoporose

Conheça os tipos de osteoporose

A osteoporose é uma patologia que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos tornando-os pré-dispostos a fraturas.

Através de um exame onde é verificada a densidade óssea, o médico poderá chegar a um diagnóstico preciso.

A dificuldade de identificar a osteoporose é que geralmente não apresenta sintomas significativos até que ocorra uma fratura.

A osteoporose atinge principalmente as mulheres. Até mais ou menos 30 anos, os ossos da mulher têm um aumento de densidade, quando eles se tornam mais fortes. Após este período ocorre o processo contrário e a densidade diminui lentamente.

Não é regra, mas a maioria das mulheres acentuam esta diminuição da densidade após a menopausa (geralmente após os 50 anos), pois neste período ela deixa de produzir o estrogênio, por isso muitas das vezes é recomendado fazer o uso do gnesis que é um suplemento natural que ajuda a combater a osteoporose e várias outras doenças como artrite, artrose e muito mais.

São diagnosticados dois tipos de osteoporose:

  • Osteoporose Primaria

Atinge uma média de 95% dos casos diagnosticado em mulheres e 80% dos homens. A osteoporose primaria é consequência da falta de estrogênio (especificamente nas mulheres), níveis baixos de hormônio sexual (no caso dos homens), níveis baixos de vitaminas e cálcio. A carência de vitamina D resulta na deficiência de cálcio que desencadeia processo de decomposição dos ossos.

Outros fatores também podem desencadear a osteoporose como: histórico familiar, determinados medicamentos, consumo em excesso de álcool e tabaco.

  • Osteoporose Secundária

Ocorre em um nível muito baixo e se caracteriza como consequência de outros distúrbios do organismo. Medicamentos à base de corticoide, progesterona, anticonvulsivos e tratamento quimioterápico. Disfunções hormonais como: hipertireoidismo, hipogodadismo, diabete mellitus, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer.

A osteoporose pode ser prevenida assim como seus sintomas aliviados se o diagnóstico for confirmado.

A prevenção é sempre o melhor caminho pois é mais fácil prevenir do que recuperar a densidade óssea perdida.

A prevenção pode ser feita desde cedo (no caso das mulheres em torno dos 30 anos) através do consumo adequado de vitaminas (principalmente a D), cálcio, suplementos (existem muitos disponíveis no mercado), exercícios físicos evitar o consumo excessivo de álcool, fumo e cafeína.

A osteoporose é uma doença que não apresenta sintomas significativos pois ocorre muito gradualmente. Porem suas consequências são muito serias, pois as fraturas que resultam da doença demoram muito para se restaurar e isto pode oferecer até mesmo uma deformidade no corpo como é mostrado no vídeo abaixo:

Brendan