Erva cidreira – Principais Benefícios

Erva cidreira – Principais Benefícios

A erva cidreira é muito conhecida por seus benefícios medicinais. É conhecida também por capim-cidreira, melissa e citronete.  Ela é facilmente encontrada em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais, feiras livres e até supermercados.

Além disso ela é bem fácil de plantar e manter seu cultivo em casa.

Propriedades

A erva cidreira possui propriedades: analgésica, antiespasmódica, antibiótica, cicatrizante, diurética, sudorífera, antimicrobianas, tônica, sedativa, relaxante, antiviral, antinevrálgica, anti-inflamatória, antifúngica, calmante e expectorante.

Benefícios do uso da erva cidreira

Assim como as diversas ervas medicinais existentes a erva cidreira possui muitos benefícios, confira os principais:

  • Calmante

O chá de erva cidreira pode ser de grande ajuda para quem sofre de stress, insônia e ansiedade. Pode ser usada também em óleos através de massagem para relaxamento.

  • Combate resfriados e febre

Com o auxílio das suas propriedades antifúngica (combate fungos) e antibacteriana (combate as bactérias), a erva cidreira enfrenta a luta contra resfriados, gripes e febre. É abundante em vitamina C (poderoso antioxidante) que reforça o sistema imunológico prevenindo contra as infecções.

  • Auxilia na digestão

Pelo seu efeito antiespasmódico a erva cidreira ajuda a diminuir dor de estomago, bexiga e intestino inclusive aqueles associados a stress nervoso. Ajuda também a relaxar a musculatura da área digestiva proporcionando sensação de bem estar e alívio, inclusive de gases intestinais.

  • Controle da pressão arterial

Devido a sua propriedade relaxante, algumas pesquisas obtiveram resultados positivos no controle da pressão arterial através do uso regular do chá de erva cidreira. Alertamos, no entanto, que se você faz uso de medicamento controlado para hipertensão o uso do chá não exclui o mesmo.

  • Antioxidante natural

A erva cidreira (todas as espécies) possui uma grande quantidade de fito químicos, que apresentam atividade antioxidante, que conservam saudáveis cabelos, pele e unhas e previne o envelhecimento.

O chá de erva cidreira emagrece?

Somente o uso do chá de erva cidreira não emagrece. Durante a dieta você pode usá-lo como auxiliar de forma indireta. Pelo seu efeito calmante, pode aliviar a ansiedade que leva a compulsão alimentar.

O chá de erva cidreira tem efeitos colaterais?

Não existem efeitos colaterais, mas, embora sendo um produto natural deve ser usado com moderação. Seu uso em excesso pode causar baixa da pressão arterial, pois tem efeitos calmantes. Sempre que fizer uso de algum medicamento consulte seu médico para receber orientação adequada ao seu caso. Pode ser usado por gestantes e lactantes, sempre com moderação.

Assista também este vídeo, se você quer saber um pouco mais sobre a erva cidreira:

Brendan